sábado, 5 de dezembro de 2009

Belo Horizonte de Dentro do Meu Carro


Belo Horizonte tem uma paisagem celestial maravilhosa. Segundo os poetas mineiros não existe outro céu como o de BH. Resolvi, na correria do vai-e-vem do trabalho, rodo quase 150 km por dia, observar a veracidade do que dizem os poetas. De dentro do meu carro comecei a contemplar o céu de Belo Horizonte. Foi irresistível, parece que estamos na praia, em plena selva de pedras. Comecei a tirar fotos no meu celular de dentro do carro, são paisagens lindíssimas.


Não dá para acreditar que corremos de um lado para outro, e nem damos uma espiada no céu. Cada dia Belo Horizonte, oferece para quem quiser contemplar e gratuitamente, uma paisagem diferente. Tirei fotos do por e nascer do sol, em dias nublados e outros ensolarados. São imagens de deixar qualquer um de boca aberta com tanta beleza. Sempre de dentro do meu carro, na visão proporcionada pelo pára-brisa do carro. A vontade era estacionar e ficar ali contemplando por horas, esta generosidade divina. Leia mais clicandoAqui!



Fotos: Carlos Lyra

Feira Hippie de Buenos Aires

Buenos Aires também tem sua feira hippie. Ela acontece aos sábados e domingos na Praça da França no bairro da Recoleta. É conhecida como feira dos artesãos ou feira da Recoleta, onde se encontra todo tipo de artesanato portenho. A beleza desta praça, com o charme do cemitério La Recoleta, ao fundo, já compensaria o passeio. Lembra muito a feira de artesanato da Afonso Pena em BH, está é apenas mais uma semelhança com a capital mineira.



Vale a pena reservar uma manhã inteira para passear e fazer compras. Andando pela feira tive o prazer de conhecer um carioca que vive há mais de dez anos em Buenos Aires. Rodrigo Silva, ou Rodrigo Carioca como é chamado pelos artesãos da Recoleta. Ganha a vida vendendo café na feira, que é uma delícia de 'pingado', muito bom para esquentar o corpo. Leia mais clicando Aqui!

Fotos: Carlos Lyra e arquivo pessoal.

Cemitério La Recoleta


foto: Carlos Lyra

Um passeio imperdível para quem vai a Buenos Aires é conhecer o cemitério da Recoleta, localizado no bairro de mesmo nome. Um museu a céu aberto, possui mausoléus de heróis e famosos. Lá, por exemplo, estão os restos mortais de Evita Perón (primeira-dama da Argentina).

Curioso, segundo o zelador Juan, é a mumificação natural dos corpos que lá se encontram. O processo acontece através de uma válvula que tem embaixo dos caixões. Ela retira a água dos corpos e libera o formol que está em um recepiente ligado a esta válvula. Ele explica que os corpos estão lá intactos nos caixões, que ficam em prateleiras dentro dos túmulos, que parecem mais quartos de despejo. Leia mais clicando Aqui!


BH e as Touradas


Recentemente estiveram empresários espanhóis, interessados em realiazar uma Tourada na capital. Segundo um dos intermediadores do evento, interessado em trazer o show para Minas, os espanhóis não conseguiram negociar um espaço para a realização do evento.

Estiveram em Santa Luzia no Mega-Space, mas não houve acordo, pois o valor pedido foi muito alto, além do que normalmente o espaço é alugado. Leia mais clicando Aqui!


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os Bancos e os Juros, agiotagem oficial

















A repórter Salete Lemos comenta os ganhos dos bancos no Brasil inclusive os oficiais. Na verdade é uma constatação que a agiotagem no Brasil é praticada pelos bancos, oficializada pelo BC. Confira vídeo aqui.

Matéria publicada pelo Globo.com, cita o Presidente Lula, que reclamou das altas taxas de juros.

“A primeira vez em que ganhei um cheque especial eu achei que eu era gente fina. Eu achei que estava sendo tratado com uma certa deferência porque me deram cheque especial. No primeiro mês em que não pude pagar o que eu comprei na data correta, eu percebi que não era cliente preferencial coisa nenhuma. Eu estava sendo quase que assaltado pela quantidade de juros que se pagava”- disse o presidente.

O Presidente só reclamou, mas até agora, nenhuma medida foi adotada para acabar com essa vergonha. A justiça seria talvez, “se é que ela existe no Brasil”, como afirma Salete Lemos, uma tentativa de exigir o cumprimento da Constituição pelos Bancos, que cobrem os juros de 12% ano, e não ao mês como fazem os banqueiros.

Imagem extraída: http://www.rdnews.com.br/arquivos/upload/Image/080809-salete2.gif

domingo, 23 de agosto de 2009

Memórias de um Ex-herbaloide 2ª Parte


Participei de muitos STS e reuniões incontáveis. Estive em São Paulo quando Mark Hughes esteve no Brasil. Foi um mega evento da Herbalife. Parecia um astro entrando, tamanha a euforia, quando entrou Hugues. O fanatismo dos seguidores da Herbalife é impressionante.

Adorado como deus pelos herbalóides, o presidente fundador da herbalife, Mark Hughes, morreu aos 44 anos de overdose de álcool e Doxepin, segundo matéria da Folha Online.
Na empolgação fui viajando para vários lugares para participar de treinamentos (os STS). Na verdade os STS são todos iguais. Não existe uma novidade a ser dita de como fazer o negócio. O lance é levar vários patrocinados para manter o entusiasmo, e impressão de que seu sucesso vai chegar. E lógico tentar fazer contatos com pessoas destes lugares para aumentar sua rede. Leia mais clicando Aqui!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Chega de Corrupção



O legislativo brasileiro passa por uma crise de identidade. Senadores e deputados estão sem credibilidade nenhuma. A tampa do 'sepulcro' foi aberta, estava todo 'caiado' por fora e bonito, porém ao retirar sua tampa expôs a podridão que são as câmaras legislativas.

Tomemos como referencia o senado. A cada dia a imprensa noticia um deslize dos seus integrantes. Segundo o site Transparência Brasil, o Senado Federal tem sido "alvo de críticas por abrigar políticos que são alvo de denúncias graves, por seu alto custo de manutenção e por sua falta de transparência", explica Fabiano Angélico, coordernador de projetos do Transparência Brasil, que escreveu o artigo "O Senado e seus suplentes". Nele Angélico tenta explicar a razão de tanto descrédito, e até a posição defendida por muitos de extinção da Casa. Leia mais clicando aqui!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Evangélicos, as igrejas e a mídia


Publico aqui artigo do advogado e professor Fernando Rizzolo, que mesmo não sendo evangélico, retrata com lucidez quem são os evangélicos no Brasil. Lucidez esta que falta aos jornalistas e meios de comunicação brasileiros, que insistem em estereotipar os evangélicos, como se fossem uma massa de ignorantes, que são facilmente enganadas pelos espertos pastores. Este artigo foi retirado do site Mix Brasil, confira:


Em tempos de acusações contra líderes, advogado reconhece importância das igrejas evangélicas


Por Fernando Rizzolo*


Chovia muito e a estrada de terra escorregadia fazia o carro deslizar como que se estivesse sobre uma fina manta de gelo. De longe avistei Reinaldo, um rapaz pobre, agricultor, alcoólatra, que com a camisa ensopada pela água da chuva, tentava esquivar-se dos pingos segurando com firmeza sua Bíblia. Ao me aproximar parei e lhe ofereci uma carona. Meio sem jeito, agradeceu com um olhar desarmado e me disse que voltava do culto evangélico. Leia mais clicando aqui!!

sábado, 15 de agosto de 2009

Mais uma denúncia a igreja Universal


É bom ver que a igreja Universal apanha da mídia, mas sempre consegue superar a crise.
Leia mais sobre

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Memórias de um Ex-herbaloide, 1ª Parte


“Todo dia sai um bobo de casa...”


Naquele dia sai mais cedo que o habitual, pois tinha uma reunião na escola, com o diretor, onde meus filhos estudavam, para negociar as mensalidades em atraso. Depois que acertamos as mensalidades, ele me falou de uma oportunidade de negócio para fazer uma renda extra, e quem sabe ficar rico.


Fui uma presa fácil, pois como vivíamos naquela época, acho que 1997, uma crise, e como representante comercial sentia os efeitos dela em minhas vendas, e consequentemente em minha renda. A oportunidade de negócio era sobre vendas de produtos para emagrecer, chamado de Herbalife.


Buscava novas oportunidades, acabei interessando imediatamente, pois para mim, quem estava oferecendo era um empresário de sucesso. Essa é uma técnica muito usada pelos praticantes de marketing de rede, parecer bem sucessidos. Para isso utilizam de vários subterfúgios, como andar em carrões, de preferência importados, usar roupas de grife, viagens, etc. A estratégia é demonstrar que estão ganhando dinheiro para atrair para o ‘negócio’, o maior número de pessoas.


Imediatamente fomos convidados para um treinamento que a Herbalife iria promover naquele fim de semana. O STS, chamado pelos herbaloides de ‘Sistema de Treinamento de Sucesso’, ou seria ‘SLB’, Sistema de Lavagem Cerebral. Achei muito estranho ao chegar àquele local de treinamento, musica alta e todo mundo dançando, aparentando felicidade. O inicio da SLB, após uma música tema (Simply the Best da Tina Turner) que identifica o inicio da reunião...Leia mais clicando aqui!

domingo, 5 de julho de 2009

Por falar em exigência do Diploma


Em recente evento na Câmara de Belo Horizonte, tivemos a oportunidade de conversar com o vereador Leo Burguês (PSDB), sobre a decisão do STF, que pôs fim a exigência do diploma de jornalismo. Antenado com os acontecimentos, ele quis saber nossa opinião sobre os reflexos desta decisão do supremo.
Ponderei que o jornal impresso ou revista, não poderão prescindir dos profissionais formados em jornalismo. Porque a qualidade da informação...Leia mais clicando aqui.

Pec sobre diploma de Jornalismo


Matéria do jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte, da última sexta-feira dia 3 /7, trouxe matéria sobre a apresentação da PEC do diploma de jornalismo. Segundo o jornal a proposta de emenda à Constituição foi assinada por 50 dos 81 senadores. A PEC...Leia mais clicando aqui.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

No meio do caminho tinha um Cinema...


Tombou na semana passada o maior cinema de Belo Horizionte, o Cine São Cristovão. Mais um patrimônio histórico que não resistiu ao progresso. O alargamento da Avenida Antônio Carlos precisava passar onde estava o Cinema. Derrubado impiedosamente pelas máquinas frias, sem qualquer remorso da prefeitura de BH, e também do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Munícipio de Belo Horizonte, que rejeitou o tambamento do Cine em 2006.


Inaugurado em 1953, o Cine São Cristovão foi o maior cinema da capital. De estilo rococó, era consiredo um dos mais belos prédios da avenida. Um patrimônio arquitetônico ignorado...
Leia mais clicando aqui!

domingo, 14 de junho de 2009

"Invisíveis pelo Silêncio", Foi Sensação na 4ª Mostra de Cinema


Na abertura da 4ª Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá BH, na segunda, dia oito, o documentário "Invisíveis pelo Silêncio" foi à sensação da noite. Antes da exibição, coube a autora, a documentarista e aluna da Estácio, Helen Rodrigues Baesse, falar sobre seu vídeo. Rapidamente ela falou da abordagem do documentário. "Os deficientes auditivos no meio da família brasileira, espero que gostem", comentou Baesse. Para em seguida um pouco encabulada, meio que, pega de surpresa para falar, deu a grande notícia:

Leia mais clicando aqui.... confira video e audio, de entrevistas exclusivas, com a aluna e documentarista Helen Rodrigues Baesse, falando de seu documentário.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Cancioneiro Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga de tudo tirava melodia. Um cronista da música, que com seus causos cantava o cotidiano nordestino. Sua música Asa Branca por exemplo, composição sua com Humberto Teixeira, é umas das mais regravadas, no... Leia mais e veja o video com a música Asa Branca, clicando aqui.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião


Luiz Gonzaga foi simplesmente genial. Suas musicas já denunciavam o problema da seca, da agressão à natureza e a questão dos retirantes nordestinos, além é claro de falar de amor.

Músicas como Asa Branca, Boiadeiro, Lorota Boa, Assum Preto, Respeita Januário, No Meu Pé de Serra, Estrada de Canindé, Juazeiro, Derramaro o Gai, Qui Nem Jiló e tantas outras, fizeram de Gonzagão o Rei do Baião.


Lua, como era chamado pelos amigos, levou seu ritmo para todo Brasil, vestido a caráter, como sertanejo do agreste, com seu chapéu de couro, parecia um cangaceiro. Assim ele colocou a rica cultura nordestina no... Leia mais clicando aqui!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Atenção! Apague as luzes! Aperte o play! Começou a 4ª Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá BH. A abertura foi nesta segunda, dia 08 às 8h, com o documentário “O Prisioneiro da Grade de Ferro” (2004), de Paulo Sacramento, que foi comentado por Carlos Henrique Santiago, jornalista, ex-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e crítico de cinema.

A grande novidade desta edição, será a diversidade dos filmes. Não haverá uma interlocução entre eles, uma vez que a mostra não terá tema específico. E a discussão... Leia mais clicando aqui!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Jogo de Cena, da Realidade a Ficção



Jogo de Cena é um filme que mexe com as emoções não apenas das atrizes, mas também de quem está assistindo. Os depoimentos reais vão sendo mesclados aos interpretados pelas atrizes, e a ficção vira realidade nesta mistura de imagens. O filme é do diretor Eduardo Coutinho, um dos maiores gênios do cinema nacional. Em seus documentários o que mais impressiona é a maneira como os entrevitados se abrem diante do entrevistador.




Veja a seguir resenha e
trailer do filme Jogo de Cena:
Clique aqui!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Estudante faz Protesto na Estácio BH


Cleberton Miranda, aluno do 7º período de Jornalismo, fez um protesto contra as condições de aula nos laboratórios da Faculdade Estácio de Sá - BH, (Fesbh). Bem humorado, ele colocou um nariz de palhaço, e escreveu em vermelho na folha do seu caderno " sou palhaço por estudar na Estácio", levantando, o mesmo, para que todos vissem.


A manifestação foi na quinta, dia 14, durante a aula de Jornalismo Online I. Indignado com a precariedade dos computadores, que travam a todo instante, além da falta de acesso aos programas básicos na internet, para o bom desenvolvimento da matéria. Miranda estava inconformado com os valores....Leia Mais

Plebicito Já!


A discussão na política é sobre uma possível alteração na constituição que permita o terceiro mandato de Lula. Um deputado do PT sugeriu que se realize um plebicito, para saber a vontade popular, a respeito da reeleição por prazo indeterminado. Isso é democrático. Não consegui achar a notícia, pois não lembro o dia que foi publicada. E os jornalões não publicaram mais notícia nenhuma a respeito. Apenas têm publicado, que o terceiro mandato, seria golpe. Dá mesma forma acusam o presidente venezuelano, Hugo Chaves, de ditador e golpista, só esquecem de mencionar, que o mesmo, conseguiu o direito de disputar a reeleição por prazo indeterminado, através de um plebicito, o que é totalmente democrático. Pela lógica da nossa imprensa, podemos afirmar que a Inglaterra e a Alemanha são ditaduras.... Leia Mais

segunda-feira, 13 de abril de 2009

NO ENTORNO DA FACULDADE

Além dos barzinhos nas ruas laterais da faculdade o comércio informal , com balas e sanduiches atua em pleno vapor. Apesar da lei seca os alunos não dispensam a tradicional cervejinha, e revesam a frequência entre a sala de aula e o bar. Isso acontece porque a faculdade não oferece uma cantina para os estudantes.