segunda-feira, 29 de junho de 2009

No meio do caminho tinha um Cinema...


Tombou na semana passada o maior cinema de Belo Horizionte, o Cine São Cristovão. Mais um patrimônio histórico que não resistiu ao progresso. O alargamento da Avenida Antônio Carlos precisava passar onde estava o Cinema. Derrubado impiedosamente pelas máquinas frias, sem qualquer remorso da prefeitura de BH, e também do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Munícipio de Belo Horizonte, que rejeitou o tambamento do Cine em 2006.


Inaugurado em 1953, o Cine São Cristovão foi o maior cinema da capital. De estilo rococó, era consiredo um dos mais belos prédios da avenida. Um patrimônio arquitetônico ignorado...
Leia mais clicando aqui!

domingo, 14 de junho de 2009

"Invisíveis pelo Silêncio", Foi Sensação na 4ª Mostra de Cinema


Na abertura da 4ª Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá BH, na segunda, dia oito, o documentário "Invisíveis pelo Silêncio" foi à sensação da noite. Antes da exibição, coube a autora, a documentarista e aluna da Estácio, Helen Rodrigues Baesse, falar sobre seu vídeo. Rapidamente ela falou da abordagem do documentário. "Os deficientes auditivos no meio da família brasileira, espero que gostem", comentou Baesse. Para em seguida um pouco encabulada, meio que, pega de surpresa para falar, deu a grande notícia:

Leia mais clicando aqui.... confira video e audio, de entrevistas exclusivas, com a aluna e documentarista Helen Rodrigues Baesse, falando de seu documentário.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Cancioneiro Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga de tudo tirava melodia. Um cronista da música, que com seus causos cantava o cotidiano nordestino. Sua música Asa Branca por exemplo, composição sua com Humberto Teixeira, é umas das mais regravadas, no... Leia mais e veja o video com a música Asa Branca, clicando aqui.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião


Luiz Gonzaga foi simplesmente genial. Suas musicas já denunciavam o problema da seca, da agressão à natureza e a questão dos retirantes nordestinos, além é claro de falar de amor.

Músicas como Asa Branca, Boiadeiro, Lorota Boa, Assum Preto, Respeita Januário, No Meu Pé de Serra, Estrada de Canindé, Juazeiro, Derramaro o Gai, Qui Nem Jiló e tantas outras, fizeram de Gonzagão o Rei do Baião.


Lua, como era chamado pelos amigos, levou seu ritmo para todo Brasil, vestido a caráter, como sertanejo do agreste, com seu chapéu de couro, parecia um cangaceiro. Assim ele colocou a rica cultura nordestina no... Leia mais clicando aqui!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Atenção! Apague as luzes! Aperte o play! Começou a 4ª Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá BH. A abertura foi nesta segunda, dia 08 às 8h, com o documentário “O Prisioneiro da Grade de Ferro” (2004), de Paulo Sacramento, que foi comentado por Carlos Henrique Santiago, jornalista, ex-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e crítico de cinema.

A grande novidade desta edição, será a diversidade dos filmes. Não haverá uma interlocução entre eles, uma vez que a mostra não terá tema específico. E a discussão... Leia mais clicando aqui!